6 mirantes espetaculares para conhecer ao redor de Futaleufú

Leer en español

Já contamos aqui que Futaleufú está cercada de montanhas – a maioria delas com neve no topo mesmo no verão. São bonitas vistas de qualquer ponto da cidade ou dos arredores. Com tantas montanhas, Futa tem várias opções de mirantes para conhecer, se exercitar um pouquinho e para ver paisagens inspiradoras. Aqui estão algumas delas.

1. La Bandera

A vista do Cerro La Bandera é de tirar o fôlego (foto: Hijos de Futa)
A vista do Cerro La Bandera é de tirar o fôlego (foto: Hijos de Futa)

O Cerro La Bandera pode ser visto de todo o povoado. No alto da montanha flamula a bandeira chilena, hasteada no local há 20 anos pelos Carabineros. É um bonito mirante natural de onde tem-se uma vista completa de Futaleufú e dos arredores da comuna. Pode-se subir por uma pequena trilha de trekking não sinalizada. No alto, é possível fazer pique-niques, tirar belas fotos e contemplar o panorama do entorno. A subida a partir da cidade leva cerca de duas horas.

2. La Gruta

Localizado bem próximo do povoado, o Mirador de la Virgen, também conhecido como La Gruta, pode ser acessado por meio de uma escadaria. Do alto do monte é possível observar Futaleufú e suas casas de arquitetura típica do sul do Chile, a Laguna Espejo, uma das mais emblemáticas de Futa, e as altas montanhas que rodeiam a cidade. A subida é bem fácil e leva menos de meia hora.

3. Torre de Agua

A vista de Futa do alto do mirante Torre de Agua, com a Laguna Espejo em primeiro plano (foto: Hijos de Futa)
A vista de Futa do alto do mirante Torre de Agua, com a Laguna Espejo em primeiro plano (foto: Hijos de Futa)

Saindo de Futaleufú e rodeando a Laguna Espejo, pode-se subir ao Cerro El Mirador, com uma caixa d’água no topo (daí seu nome). Passando por uma propriedade privada sobe-se cerca de 170 degraus para então chegar a uma pequena trilha que dá acesso ao cume. O local proporciona uma vista privilegiada do povoado. A prefeitura de Futa recomenda subir na parte da manhã. Leva cerca de uma hora.

4. Piedra del Águila

Não há águias na Piedra (ainda bem!) mas a vista (e a subida) é de tirar o fôlego (foto: Bradbate)
Não há águias na Piedra (ainda bem!) mas a vista (e a subida) é de tirar o fôlego (foto: Bradbate)

Excelente rota de trekking ou de cavalgada de cerca de meio dia de duração (a subida a partir da cidade leva cerca de três horas), em que a meta é uma imponente rocha em forma de ponta com uma vista magnífica do Valle del Noroeste. Pode-se chegar à região de carro por uma estrada de cascalho (cerca de 4 km) para então subir a pé por cerca de uma hora. A vista vale muito a pena.

5. Teta

O nome La Teta não precisa de explicação (foto: internet)
O nome La Teta não precisa de explicação (foto: internet)

Um pouco mais afastado de Futaleufú, o Cerro La Teta também é visível do povoado. São 1,8 mil metros de altitude, que presenteiam aos aventureiros e amantes de montanhismo deslumbrantes paisagens do vale e dos principais rios e lagos da região.

6. Las Monjas

Las Monjas (foto: Pedri Ali por América)
Las Monjas (foto: Pedri Ali por América)

Também conhecido como Cerro Tres Monjas, o maciço com agulhas de granito tem um formato que justifica o nome. O terreno com neve e virgem atrai muitos aventureiros e amantes das escaladas. A expedição pode chegar a ter uma duração de até 4 dias e é possível realizá-la através de agências capacitadas para desenvolver a atividade na longa e emocionante trilha.

Não se esqueça: leve o seu lixo de volta com você! Ele provavelmente vai pesar menos do que na ida! Outra dica importante, especialmente no verão, é levar água e chapéu ou boné para cobrir a cabeça e passar protetor solar antes de sair para as caminhadas. Na praça principal de Futaleufú a Prefeitura tem um centro de atenção ao turista. Além de mapas e muita informação, o pessoal de lá ensina com detalhes e muita boa vontade como chegar a cada um dos miradores. Vale a pena dar uma passada e conhecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s